Memória de ferrovia é retratada em livro
- Gazeta de São João del-Rei
- 11 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Créditos: Blog do Ralph Giesbrecht
A paixão pela fotografia começou na década de 70, quando ainda tinha 13 anos. E agora, em 2016, depois de muitas viagens para conhecer mais sobre a história ferroviária do Brasil que Luiz Antonio da Cruz lança o seu livro Memória Ferroviária – Railway Memories.
O lançamento da obra será hoje, 9, às 17h, no SESI Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves. Com projeto gráfico da artista plástica Maria José Boaventura e capa do designer Thiago Dágmar, o livro de mais de 150 páginas tem fotografias de Luiz Cruz e do acervo do Instituto Moreira Salles.
Segundo o autor a ideia é mostrar a importância da ferrovia para o país e, principalmente, para a região das Vertentes. “São João del-Rei desenvolveu muito com o trem por conseguir transportar com mais rapidez os produtos. Era um meio de transporte que chegava a vários lugares com sua ramificação. O enfoque do livro é a EFOM”, explica.
Luiz Cruz explica também que a realidade ferroviária é assustadora. “O Brasil tem mais de 5 mil estações abandonados. É de dar pena, em todos os cantos tem estação e algumas estão completamente abandonados. No livro abordo as estações de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas no livro tem uma história dos primeiros trens até chegar na atualidade”.
Outro ponto destacado pelo autor na obra é o fato dela ser bilíngue e buscar fazer com que as pessoas relembrem da importância do trem. “Tem uma lacuna desse tipo de literatura para o turista. No livro, também busco mostrar para as pessoas que o transporte ferroviário deve ser reavaliado. Hoje usamos muito as rodovias para trafegar de um lugar para o outro. As pessoas esquecem que a viagem de trem é muito mais segura, além de ser uma oportunidade para apreciar paisagens durante o trajeto”.
No dia do lançamento o Memória Ferroviária – Railway Memories será vendido por R$50, após a data pode ser adquirido por R$80 através do email producaomandala@gmail.com. Em São João del-Rei as lojas A colegial, Rumos e Rotas, e museu de Arte Sacra.




























































Comentários