Oficina de vagões em Sorocaba é tombada pelo patrimônio histórico
- Do G1 Sorocaba e Jundiaí
- 13 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Imóveis podem se tornar pontos turísticos, como a estação ferroviária. Empresa que administra a ferrovia desativou complexo para reestruturação.

A oficina de vagões da Estrada de Ferro de Sorocabana foi tombada pelo patrimônio histórico. A "Rumo América Latina Logística", que administra a ferrovia, desativou o complexo como parte de um projeto de reestruturação e modernização da empresa, que resultou na demissão de 50 funcionários. Os imóveis em Sorocaba (SP) podem virar pontos de visitação turística como já é a estação ferroviária.
O processo para o tombamento durou 14 anos e a área, que pertence à Estrada de Ferro Sorocabana, é parte importante da história da cidade. O trilho já não dá mais nem pra ver. O mato cresceu e escondeu. Os vidros estão quebrados e o telhado também.
"Pode demorar um pouco mais porque é necessário instruir o processo. Existe uma legislação que precisamos respeitar. Então, quando há decisão do tombamento, o departamento jurídico verifica a parte legal para o prefeito para poder fazer o decreto final de tombamento", explica o arquiteto e presidente Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio, Alberto Streb.
Com o tombamento, o imóvel deve ter a fachada conservada e só pode ser restaurado por técnicos qualificados. Também não pode ser feita nenhuma reforma para aumentar a altura das construções. As antigas oficinas pertencem à União, mas estão sob a responsabilidade da concessionária que administra a ferrovia.
As edificações eram consideradas as maiores da América dos Sul, na época. Dentro dos galpões, era feita a manutenção das locomotivas e, também, era formada a mão de obra pra trabalhar na linha férrea. Para o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio, futuramente a área poderia ser usada para o turismo. "Poderia ter, através de iniciativa privada, das indústrias, ter um grande parque, uma área de lazer aproveitando as oficinas. Temos o museu de arte moderna de Sorocaba que poderia ser agregado a isso também", explica Streb.
A ALL informou que já tem um estudo para ver o que vai ser feito com os prédios. Por enquanto, vai manter a segurança para evitar invasão e depredação.
A empresa prometeu ainda que vai retirar os vagões abandonados na linha férrea e que vai fazer a limpeza da sujeira e do mato alto. Essa promessa foi feita em uma reunião com a prefeitura da cidade que aconteceu nesta quinta-feira (11).
Comments