top of page

Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário aprova regimento e grupos de trabalho

Aplicativos de mobilidade urbana crescem dentro das lojas de apps

  • Blog Ferroviário
  • 10 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

CittaMobi ajuda a otimizar o tempo dos passageiros no transporte público


Trânsito, dificuldade em se locomover, perda de tempo. Cada vez mais essas questões têm feito moradores de grandes centros urbanos procurarem por opções que gerem ganho de tempo. Uma das soluções encontradas para o usuário final é o uso de aplicativos móveis focados em mobilidade urbana.


Na Google Play Store existem mais de 38 aplicativos dedicados a esse nicho. São apps para usuários que transitam a pé, com bicicleta e, claro, utilizando o transporte público. Para este último, o CittaMobi se torna uma solução eficaz. Desenvolvido pela empresa Citatti, o app já registra 800 mil downloads disponível gratuitamente para Android e iOS. E já está disponível em várias cidades como São Paulo, Recife e Salvador.


Segundo o Instituto Akatu, o tempo médio de deslocamento em nove regiões metropolitanas do país é de cerca de 82 minutos, o que equivale a quase duas horas perdidas por dia. “As tecnologias de informação e comunicação servem para melhorar o fluxo de mobilidade, ajudando a otimizar o tempo do usuário, que hoje tem o que há de mais moderno na palma da mão”, diz Cesar Ranzini Olmos diretor de Tecnologia e Produtos da Cittati.


Com o CittaMobi, via mecanismo de georreferenciamento, a partir da leitura de GPS presente nos ônibus, é possível conseguir informação em tempo real da chegada e partida do ônibus. “A margem de erro é de dois minutos de atraso ou adiantamento”, conta Olmos.


Além do CittaMobi, a Cittati possui uma versão do aplicativo voltada para deficientes visuais, o CittaMobi Acessibilidade, que indica os ônibus adaptados e dá informações por voz tal qual o regular. É só digitar o endereço em que se está e escolher a linha de ônibus. Pronto, logo aparece a previsão da chegada dos veículos no ponto e as linhas de cada parada.


Portal Maxpress

 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
bottom of page